terça-feira, 28 de outubro de 2008

Petição

O Governo autorizou o Porto de Lisboa a adjudicar directamente (sem concurso público, portanto) a exploração do terminal à empresa Liscont (Grupo Mota-Engil) por mais 27 anos (até 2042), ao mesmo tempo que autorizou a triplicação do espaço disponível para o armazenamento de contentores.

Está a decorrer uma petição online contra esta medida. Porque exijo um esclarecimento deste acordo, estranho e muito dúbio a meu ver, e porque o terminal fica mesmo feio naquela zona mui nobre da cidade, assinei a petição.

Faça o que entender!

Como podem deixar esta mulher sair à rua e abrir a boca?!

Apenas um aparte

Veio só dizer que acho de um horror, de uma impertinência e de uma superioridade nojenta que um dirigente político, seja ele de que esquadrão for, no caso, do PSD, considerar irresponsável e mostrar-se contra aumentos salariais de 2,9% por serem demasiado elevados. Perdeu-se a vergonha!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eureka!

Sou geralmente a favor de grande projectos, organização de eventos, TGV's, aeroportos, estádios de futebol, etc., desde que feitos com conta, peso e medida e depois de bem estudadas todas as contrapartidas a curto, médio e longo prazo. A construção dos estádios para o Euro 2004 foi um exemplo paradigmático de vaidade sem olhar a meios. Os estudos, se chegaram a ser feitos, sobre o que fazer aos estádios após a competição, quais os seus custos, ou foram ignorados ou desvalorizados. De todos as obras, conclui-se agora (que novidade!) que só a construção dos estádios dos 3 grandes e a remodelação do estádio do Vitória de Guimarães fez sentido. O resto, endividou autarquias, clubes e o Estado. O estádio do Algarve foi a maior alarvidade jamais construída. Tudo porque uns carapaus de corrida se puseram em bicos de pés a reclamar que o Algarve, terra de grandes clubes de futebol, também precisava de um estádio. Agora já o têm. Para além de umas aldrabices futebolísticas para pouco mais serviu. Perdão, estou a ser injusto,  também já serviu para corridas de automobilismo e agora serve de escola. Boa rentabilização! Mas felizmente já há solução para rentabilizar um estádio vazio onde não há competições de futebol. Aumentar a capacidade do estádio para 40 mil pessoas. Deve ser a chamada psicologia invertida. Como atrair pessoas para um estádio com 35 mil lugares vazios? Construir mais 5 mil. Bem vistas as coisas, resolve o problema. Deixam de ser 35 mil lugares vazios para passarem a ser 40 mil lugares vazios. Tenho para mim que é muito lugar vazio. (Já repararam na quantidade de vezes que repeti lugar(es) vazio(s)?)

Quem teve esta brilhante ideia? Não sei, prefiro nem saber. Ao que parece é em nome de uma boa causa. Receber, conjuntamente com Espanha, o Mundial de futebol de 2018. Só levanto uma pergunta. Por que não utilizar tantos outros estádios, que não precisam de obras de alargamento, e que estão, também eles, às moscas? Coimbra, Leiria, Aveiro, Boavista, Braga? Não era uma maneira de os rentabilizar? Se calhar não, não liguem, eu é que não percebo nada destas coisas. Felizmente o assunto está entregue a quem percebe.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Apenas para avivar a memória de alguns.

Um rego do carvalho

Não sei se são traumas de infância pelo nome ou se são assuntos de cama mal resolvidos mas esta é a declaração de voto numa moção sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo do deputado da Assembleia Municipal de Odivelas, eleito pelo PSD, o sr. João Rego de Carvalho:

“Em primeiro lugar queria que as palavras que eu vou dizer ficassem registadas ipsis verbis, na minha declaração de voto, sem omitir rigorosamente nada. Não digo isto por haver uma prática de omitir aquilo que as pessoas dizem, mas porque faço questão de o dizer em relação a este assunto.

O casamento é um sacramento instituido por Deus Nosso Senhor Jesus Cristo para ser celebrado entre um homem e uma mulher. E não é as ideias esquisitas que algumas pessoas, que entendo que têm uma formação deficiente, querem fazer impor à sociedade que vai alterar esta circunstância.

Deus colocou no Paraíso um Homem e uma Mulher, não colocou dois paneleiros ou duas lésbicas.”

Bem, conhecimentos factuais tem o senhor, certamente não teve uma formação deficiente. Louvado seja!