terça-feira, 25 de março de 2008

FREE TIBET

BOICOTE AOS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM
http://www.2008-freetibet.org/















Como pode um país que não respeita os direitos humanos, a liberdade de imprensa, que não reconhece autonomia ao Tibete e que pratica genocídio organizar uns jogos olímpicos?
É tempo de acabar com a vergonha. Diz não aos jogos olímpicos na China!

Já ouvi o argumento, lógico e racional q.b. que os jogos olímpicos serão uma possibilidade do mundo espreitar a China e desta, por sua vez, se deixar espreitar. Perfeitamente verdade, não estivessemos a falar da China. Como é parcialmente conhecido, a China sabe muito bem ludibriar todas as convenções de direitos humanos existentes e sabe, com significativa eficácia, esconder a repressão a que força as suas minorias. O Tibete é apenas um exemplo entre muitos. Recentemente vimos os monges tibetanos enganar os militares e gritarem ao mundo por socorro. Sua sumidade, o Dalai Lama, apelidou mesmo a repressão chinesa de "Genocídio Cultural". Ora nem mais.
Sabemos muito bem que o controlo policial e as medidas de repressão do governo serão muito, mas muito reforçadas durante os jogos olímpicos para que nenhum incidente, por mais insignificante, manche a organização chinesa. Não será por isso um momento da abertura ao mundo. A China, com maior ou menor eficácia apenas deixará ver o que lhes convém ser visto. Os jogos olímpicos poderão até ser um momento de maior repressão, um disfarce. No estado actual das coisas e visto que um mero diálogo não tem levado a nenhuma situação concreta, um boicote a um evento das dimensões dos jogos olímpicos, com todo o prejuízo e mancha para a China, seria uma boa oportunidade para os seus dirigentes entenderem que não são mais do que os outros. Seria uma boa oportunidade de aprenderem que os direitos e deveres são iguais para todos e para cada um. Seria uma boa oportunidade para aprenderem a respeitar as outras culturas.
Mas nestas coisas, infelizmente, há sempre outros valores que se sobrepõe ao valor da vida e cultura humanas...


Sem comentários:

Enviar um comentário