sexta-feira, 21 de setembro de 2007

1 de Dezembro

Decidi criar um artigo sobre o significado do feriado nacional de 1 de Dezembro já que algumas instituições parecem ter esquecido o significado deste glorioso dia que muito mudou a história do nosso país. Por isso estou convicto que apesar de todos os atropelos ao significado deste dia, nenhum português poderá nunca esquecer o que este simboliza. Desrespeitado por uns a quem se calhar o dia não interessou, nunca esquecido por mim:
No dia 1 de Dezembro comemora-se a Restauração da Independência face ao domínio espanhol que durou 60 anos.
A Restauração da Independência é a instauração da Casa de Bragança face à Dinastia Filipina em 1 de Dezembro de 1640. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia correspondente.

Antecedentes

D. Sebastião, um rei jovem e aventureiro (qual Paulo Portas), tentou (estava-lhe a apetecer) conquistar o Norte de África na sua luta contra os mouros. Na batalha de Alcácer Quibir (em Marrocos), os portugueses foram derrotados (qual Paulo Portas) e D. Sebastião morreu (qual CDS-PP). A morte de D. Sebastião (1557-1578) na referida batalha, deu origem a uma crise dinástica (apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique). Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino (qual domínio de Santana Lopes, mas mais longo), passando a capital a ser Madrid e o nosso país designado como província espanhola (e ainda não existia o Saramago para o dizer).
No mandato de Filipe III, o desrespeito dos privilégios da nobreza nacional vinham-se agravando. Os impostos aumentavam, a população empobrecia, os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais, a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos e o império português estava ameaçado por ingleses e holandeses perante a impotência ou desinteresse dos governadores filipinos.
Portugal encontrava-se ainda envolvido em controvérsias europeias que punham em causa a manutenção dos territórios coloniais.
Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV, Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".
O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos, com o qual foi possível suster as sucessivas tentativas de invasão dos exércitos de Filipe III e vencê-los nas mais importantes batalhas.


A nível internacional comemora-se neste dia o Dia Internacional da Luta Contra a Sida.
Assim, a importância deste dia, acima apresentada, parece não ser suficiente para evitar abusos por quem tem o poder e tudo pode. Só espero não ter que apresentar um artigo sobre a importância do 25 de Abril pelos mesmos motivos pois muito mal estaríamos.


ABAIXO O PODER INSTITUÍDO!
Hasta!

by: Mick

Sem comentários:

Enviar um comentário