domingo, 9 de dezembro de 2007

Cimeira UE-África

Há demais que a União Europeia (UE) e África não se reuniam. A presidência portuguesa da UE teve o mérito de os conseguir juntar e José Sócrates mostrou mais uma vez competência, eloquência e determinação. No entanto, nem todas as divergências entre os dois continentes conseguiram ser postas de parte, tendo alguns incidentes marcado a cimeira. Desde logo, o facto de Gordon Brown, primeiro-ministro britânico, se ter recusado a participar por estarem presentes líderes como Robert Mugabé.  A sua atitude foi já vivamente criticada por diversos políticos e comentadores. Que seria da cimeira se os PALOP se tivessem recusado a reunir com Portugal devido à guerra colonial; se os países africanos se tivessem recusado reunir com líderes de países como a Alemanha, a Polónia, etc.? Considero lamentável que Brown se recuse a dialogar, divergindo completamente do propósito da cimeira e quase compromentendo a reunião entre os dois continentes. Mas afinal os ideais da democracia não pressupõe diálogo?
Mais uma vez fica mostrado que a Inglaterra se aproxima muito mais dos EUA que da Europa. 
No entanto, bem, a meu ver, José Sócrates não retirou o convite a Mugabé dado que para a cimeira foram convidados TODOS os líderes dos países africanos. Robert Mugabé esse, chegou rodeado de seguranças, com todo o espalhafato sensacionalista que dele se esperava. Não se terá, no entanto, livrado de ouvir falar nos Direitos Humanos que ele tanto renega. Terá servido para alguma coisa?



Mas a estrela da cimeira foi mesmo Kadafi. Vestido a preceito e com a devida segurança, fez questão de se fazer acompanhar de "estudantes de Paris", seus apoiantes, que muitos distúrbios causaram no Parque das Nações. Terão destruído uma tenda montada por defensores dos Direitos Humanos, envolvendo-se em confrontos em plena Gare do Oriente.
Arrogâncias e polémicas à parte, ninguém discorda da importância que esta cimeira teve, relançando o diálogo entre os dois continentes. 
No entanto, a meu ver, terá sido muito blá blá blá e poucas medidas concretas.



Melhor que nada.





by: Mick

Sem comentários:

Enviar um comentário