segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ASAE

A ASAE, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, tem sido, nos últimos tempos, criticada pelas suas inspecções algo... espalhafatosas.
O mais recente caso de crítica à ASAE surgiu da parte de Mendes Bota, irrelevante deputado do PSD, intérprete de música pimba e autor de poemas eróticos que afirmou, e passo a citar, "Salazar tinha a PIDE e hoje temos a ASAE, uma polícia de costumes e sabores que persegue os cidadãos." Surpreendentemente, as reacções a esta afirmação do deputado do PSD foram pouca intensas e gravosas, mas talvez seja porque ninguém liga verdadeiramente ao que Mendes Bota diz.
No entanto, esta reacção não foi isolada. Também Paulo Portas, anteriormente, havia criticado a actuação desta polícia.
Pessoalmente, considero indispensável uma autoridade de fiscalização até porque, como é sabido a economia paralela no nosso país tem alguma força que tem que ser combatida. As actuações, essas, podem, realmente, ser diferentes. Tive oportunidade de assistir a uma actuação da ASAE na marginal de Portimão, em Agosto, e o arsenal de armas de que os polícias dispunham eram largamente superiores ao que podemos encontrar em jogos como CS. Se, no caso, era claramente excessivo, a verdade é que a ASAE já foi recebida com tiros em feiras e é, indispensável, assegurar a segurança dos fiscalizadores.
Espanta-me, por isso, que surjam tamanhas reacções críticas à actuação desta polícia, principalmente da oposição de direita que, nas suas campanhas, defende sempre a segurança, a defesa, a segurança e a defesa, etc.
Concluindo, no essencial, defendo a existência da ASAE e de uma autoridade de fiscalização. Os meios e as actuações, esses, podem ser mais comedidos e adaptados às situações. O treino com membros da SWAT talvez seja, realmente, exagerado. Agora, comparação com a PIDE não encontro nenhuma. Terá sido apenas um infeliz desabafo de um infeliz deputado.

by: Mick

Sem comentários:

Enviar um comentário