domingo, 6 de janeiro de 2008

Luiz Pacheco

6 de Janeiro de 2008, Portugal fica mais pobre. Morreu Luiz Pacheco.


                                                                                                                                                                                                    in:  in: Abnoxio

Poeta, editor e crítico português, nascido em 1925 em Lisboa, oriundo de uma família de raízes alentejanas ligada às artes, frequentou o Liceu Camões em Lisboa e matriculou-se no curso de Filologia Românica, que não chegou a concluir.
Publicou textos dispersos, predominantemente autobiográficos e polémicos, de tendência surrealista, em diferentes publicações como Bloco, O Globo, Afinidades, Contraponto e O Volante. Foi inspector dos espectáculos e, em 1950, fundou a editora Contraponto, publicando autores surrealistas e neo-realistas como Mário Cesariny, Natália Correia, Herberto Helder e Vergílio Ferreira e editou também a primeira tradução portuguesa de Sade.
O seu primeiro livro data de 1958, Carta-Sincera a José Gomes Ferreira, iniciando uma escrita de crítica inteligente, agressiva e irreverente, face aos costumes e nomes consagrados.
Assume-se como um agitador intelectual, ironizando e satirizando a vida literária e cultural do país, ganhando fama como crítico irreverente, que denunciava a desonestidade intelectual e a censura imposta pelo regime do Estado Novo.
Com uma vida atribulada, por vezes sem meios de subsistência para sustentar a família, Luiz Pacheco chegou a viver situações de miséria que ia ultrapassando à custa de esmolas e donativos, hospedando-se em quartos alugados e albergues.
Foi nesse período difícil da sua vida que se terá inspirado para escrever o conto "Comunidade" (1964), que muitos consideram ser a obra-prima de Luiz Pacheco.
A "Carta-Sincera a José Gomes Ferreira" (1958), "O Teodolito" (1962), "Crítica de Circunstância" (1966), "Textos Locais" (1967), Exercícios de Estilo (1971), Literatura Comestível (1972) e "Pacheco versus Cesariny (1974), são apenas algumas das muitas obras publicadas por Luiz Pacheco. 
Nos últimos anos Luiz Pacheco viveu num lar em Lisboa, de onde se tinha mudado há alguns meses para casa de um filho e, posteriormente, para um lar no Montijo.


                                                                                                                                                                                                                                                                                        in: in: Abnoxio

by: Mick

1 comentário: