terça-feira, 16 de setembro de 2008

Às voltas no caixão

Nos tempos de instabilidade por que passamos e que  se avisinham parece-me apropriado reformular ou pelo menos reflectir sobre as bases da economia mundial. Até porque já houve quem previsse que nos está a acontecer há algum tempo. Era privisível até... 


2 comentários:

  1. "Nos tempos de instabilidade por que passamos e que se avisinham, é altura de reformular todo um conceito de economia e capitalismo e nas bases em que este assenta. É tempo de pensar um pouco mais seriamente e abertamente no que este senhor disse..."

    Para melhor se analisar este incrível texto, e este bem intencionado senhor - "de boas intenções está o inferno cheio" - vamos por partes.

    Capitalismo: sistema económico no qual os agentes económicos efectuam transacções de natureza monetária (usam os vários tipos de moedas).

    Este sistema também existe no comunismo proposto por Marx e Engels uma vez que existe moeda, e o seu desaparecimento apenas causaria o caos e a injustiça nas trocas comerciais.
    O que ele realmente queria dizer, é que era contra o consumismo. Mas como "Deus dá nozes a quem não tem dentes", neste caso deu capacidades oratórias e escritas a quem não sabe do que fala, é p'ro que está.

    "Nos tempos de instabilidade por que passamos e que se avisinham...", estes sempre existiram e existirão porque existe algo chamado agricultura que depende da Mãe Natureza que, por ser mulher, é "emocionalmente" instável. Mesmo sem o capitalismo que Marx falava, viveriamos em tempos instáveis.

    "É tempo de pensar um pouco mais seriamente e abertamente no que este senhor disse..."
    Este senhor, disse muita coisa, o que não quer dizer que esteja certa.
    Defendia a instauração do socialismo, para depois passar ao comunismo, e somente depois à anarquia, tudo isto para acabar com as injustiças no mundo e implantar a "igualdade absoluta" entre os Homens.

    Tenham dó, tanta coisa por causa de uma utopia, matava-se todos os que não interessavam, reduzindo assim a população mundial drasticamente e só depois é que homens e mulheres seriam realmente iguais, sem países, religiões, guerras, ... "Imagine" como o John Lennon, uma vida sem trabalhar, só com "sex, love, drugs and rock and roll".
    Esqueçam Marx, lembrem-se dos hippies!

    ResponderEliminar
  2. Já agora para quem pensa que sabe tanto do que fala devia saber que o comunismo é uma via para o socialismo e não o contrário. E já agora aproveito também apra dizer que nunca houve em nenhum lado verdadeiro comunismo.

    ResponderEliminar