terça-feira, 23 de setembro de 2008

E de facto o Sr. Jardim tem razão

Casamento: s.m. 1. acto ou efeito de casar 2. vínculo conjugal entre um homem e uma mulher 2.1 união voluntária de um homem e uma mulher, nas condições sancionadas pelo direito, de modo que se estabeleça uma família legítima 3. p. ext. qualquer relação comparável à de marido e mulher.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Casamento é só "entre sexos diferentes", defende Alberto João Jardim 

Alberto João Jardim revelou grande preciosismo no uso da língua portuguesa ao mostrar-se contra o casamento homossexual apenas porque "casamento é só entre sexos diferentes". Jardim que diz não ter preconceitos quanto às opções sexuais de cada mostrou-se irritado por se tomarem os portugueses por tontos ao chamar-se casamento a uma coisa que não o é. E de facto, apenas por extensão se pode considerar casamento qualquer relação comparável à de marido e mulher. O que por sua vez nos remete para o problema - serão as relações homossexuais equiparáveis às de marido e mulher? Se não forem Jardim tem toda a razão. Não se pode chamar casamento a uma coisa que não o é.

Ao falar neste assunto Jardim levanta outros problemas maiores. De facto esta denominação não contempla sequer o caso dos indivíduos hermafroditas, o que não deixa de ser lamentável. 

Assim, o cerne da questão deixa de residir na liberdade e igualdade de direitos para passar a residir num problema de nomenclatura. Por mim não tenho nada contra. A mim próprio me custava estar a chamar Alberto João Jardim de palhaço ("actor cómico, esp. de circo, que usa maquilhagem e trajes bizarros, divertindo o público com pantomimas e piadas") se o próprio não tivesse aparecido já nestas belas figurinhas...


P.S.: Que fique claro que não aceito que dêem outro nome que não casamento só porque é feito entre pessoas do mesmo sexo. Ou há igualdade ou não há.

Sem comentários:

Enviar um comentário